domingo, 18 de agosto de 2013

Aprenda a reduzir o nível de agrotóxicos nos alimentos convencionais





Como nem sempre dá para comprar apenas produtos orgânicos, dê preferência aos alimentos que apresentam uma menor dose de agrotóxicos, fertilizantes e hormônios de crescimento. Conheça aqueles em que a quantidade desses aditivos está nas alturas e também os que apresentam teores tão baixos de insumos químicos que não chegam a prejudicar a saúde:

Bem pouco
Feijão, folhas em geral, caqui, pitanga, abacate, acerola, jabuticaba, coco, mexerica, nêspera -- pois é, a casca não protege esses vegetais. Por ter um ciclo curto de cultivo, esses alimentos recebem menos pulverizações com agrotóxicos . Peixes marinhos .

Dose mediana 
Arroz, beterraba, cenoura, alho, banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão formosa, maracujá. Todos têm ciclo de vida intermediário e recebem doses maiores de substâncias nocivas. Carne bovina, peixes de água doce. Bovinos e peixes criados em lagos são tratados com drogas veterinárias e hormônios de crescimento .
Uma bomba

Perigoso
Pimentão, berinjela, pepino, abobrinha, morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina. O cultivo dessas frutas e hortaliças requer cuidado especial, já que são muito frágeis e vulneráveis ao ataque de pragas . Daí a necessidade de defensivos. Frango criado de maneira intensiva, fica confinado e recebe doses enormes de hormônios e antibióticos) Tomate. É campeão em resíduos -- recebe em média 36 pulverizações com agrotóxicos.




Como se livrar dos agrotóxicos:


- Prefira frutas e verduras da época. Para forçar a produção fora da temporada natural, é necessário usar mais agrotóxicos.
- Lave frutas e verduras em água corrente durante pelo menos um minuto esfregando com uma esponja ou coloque-as durante 20 minutos numa solução de 1 litro de água com quatro colheres de sopa de vinagre.
- Tire as folhas externas das verduras, pois elas concentram mais agrotóxicos.
- Descasque as frutas, especialmente pêssegos e maçãs.
- Retire a gordura das carnes e a pele do frango. Substâncias tóxicas se acumulam mais nos tecidos gordurosos.
- Diversifique sempre os vegetais consumidos, pois assim você reduz a ingestão de um mesmo agrotóxico.
- Dê preferência a produtos regionais. Alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um nível ainda maior de agrotóxicos
Orgânico e com registro
Descobrir se um alimento é orgânico de verdade não é tarefa fácil. Para que você não seja enganado na hora da compra , veja no link abaixo quais os produtores que já receberam a certificação e onde encontrar esses produtos em várias cidades do país.
http://www.planetaorganico.com.br

Dica de higienização:

Numa tigela de plástico, coloque um litro de água filtrada.
Tirar os agrotóxicos que contaminam a nossa salada é muito simples. Numa farmácia, compre uma seringa de 5 ml e um vidrinho de tintura de iodo a 2% (custa cerca de R$ 4,00).
Usando a seringa, adicione 5 ml de tintura de iodo à água filtrada.
Lave os vegetais, frutas e legumes e coloque-os na tigela durante uma hora. Em vasilhame com tampa e longe da luz. ( a luz oxida o iodo).
Passado esse tempo, lave novamente os vegetais e eles estarão prontos para consumo, sem cheiro, sem cor diferente.


FONTE: Dessa dica é o dr. Lair Ribeiro, especificamente uma palestra dele que  pode ser visto no link abaixo: AQUI



2 comentários :

Raquel Ramos disse...

Otimas informações.

Unknown disse...

Ótima dica! O Dr.lair Ribeiro recomenda esta procedimento!

Postar um comentário