domingo, 25 de agosto de 2013

O lado negro da… soja!

O caso do suco Ades pegou muita gente de surpresa. Surpresa?? Sejamos honestos: todos sabemos ou pelo menos fingimos esquecer que alimentos industrializados não são opções saudáveis. São práticos, sem dúvida nenhuma. Mas nada que vem em saquinhos, pacotinhos ou latinhas pode ser considerado benéfico para a saúde. Corantes, aromatizantes, conservantes e uma série de ingredientes que mal conseguimos pronunciar o nome estão lá, recheando a prateleira dos supermercados e a nossa despensa.


O suco ou o leite de soja é um desses alimentos industrializados, que por uma jogada de sorte(ou seria de Marketing?) ganhou status de alimento saudável. A grande bandeira levantada por seus fabricantes é a alternativa ao leite. Muitas pessoas (inclusive eu!) acabaram optando pelo leite de soja, pois são intolerantes ou sensíveis à lactose. Mas parece que os benefícios de se consumir esse produto acabam por aí.
Segue uma lista de assuntos controversos relacionados a soja. Assuntos que você precisa saber antes de comprar. Olha só:
OSTEOPOROSE - Uma das principais desvantagens de leite de soja, principalmente como um substituto do leite, é o baixo teor de cálcio. O leite de soja fortificado é muitas vezes comparado ao leite de vaca, mas alguns estudos mostram que a suplementação de cálcio pode não ser tão eficaz.
ANTI- NUTRIENTES - Alguns especialistas consideram a soja como o alimento mais rico em anti-nutrientes. E chamam atenção em especial para o Ácido Fítico, que comprovadamente diminui a absorção de minerais essenciais para a saúde como cálcio, magnésio, ferro e zinco.
TRANSGÊNICOS - Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de soja, cerca de 91% das lavouras são transgênicas. Já o Brasil, que vem logo atrás, obtém cerca de 60% da soja a partir de sementes transgênicas produzidas pela multinacional Monsanto. A discussão sobre os impactos dos produtos geneticamente modificados na saúde humana é recente e os estudos, pouco conclusivos. Câncer, infertilidade, osteoporose, problemas cardíacos e até depressão estão na lista negra da soja. O que se sabe de concreto é que ela é um dos alimentos que mais causam alergias no mundo, principalmente em crianças até 7 anos. Os sintomas vão desde simples eczemas, coceiras e vermelhidão nos olhos, diarréia até choque anafilático.
TIREÓIDE e CÂNCER DE MAMA -  A soja é rica em isoflavonas. Isoflavona, na verdade, não é uma única substância, mas uma categoria de substâncias, que incluem os chamados“fitoestrogenios”, que imitam o hormônio feminino. O problema dessa substância é que muitos estudos mostraram que o seu excesso pode levar a um desequilíbrio hormonal, como problemas na tireóide e até câncer de mama.
Os estudos sobre a influência do consumo regular de soja nos casos de câncer de mama ainda são inconclusivos. Muitos apontam aumento na incidência da doença, enquanto a redução do risco de câncer de mama só foi mostrado em populações asiáticas. Eis uma curiosidade: na tradição oriental a soja é consumida apenas depois de fermentada.
Então quer dizer que missô, shoyu, tempê e tamari, pode? Pode! O processo de fermentação destrói as toxinas presente na soja. Além disso, se você quiser comer um pouco de edamame ou colocar alguns cubinhos de tofu no seu missô, não tem problema, desde que isso não seja parte da sua dieta no dia a dia.
FONTE: Santa Dieta

0 comentários :

Postar um comentário