domingo, 25 de agosto de 2013

Doenças e Sintomas Relacionados ao Glúten



Muito tem se falado sobre os efeitos colaterais do consumo de glúten para saúde de boa parte da população. Esta porção protéica, encontrada principalmente no trigo, centeio, cevada e, em menor quantidade, na aveia, está relacionada com algumas doenças, como é o caso da Doença Celíaca.
Existe uma característica autoimune nesta doença, onde são produzidos anticorpos que atacam as próprias células intestinais caso o indivíduo consuma alimentos fonte de glúten. Sintomas gastrointestinais como, por exemplo, diarréia, dores abdominais e vômito, são comuns em  celíacos.  Para seu diagnóstico é necessária a investigação por meio de sinais e sintomas clínicos e exames de sangue com dosagem de anticorpos antitransglutaminase , antiendomísio e antigliadina, por IgA e IgG, conforme a necessidade avaliada pelo médico. No caso de confirmação da Doença Celíaca, se faz necessária uma dieta totalmente isenta de glúten durante a vida inteira.

Há também outros sintomas e doenças relacionadas ao consumo de glúten, os quais atingem uma maior parte da população, que por sua vez, não desenvolvem processos autoimunes no intestino, e portanto, não são classificados como celíacos. Neste caso, observa-se um quadro de hipersensibilidade ao glúten, a qual desencadeia alterações imunológicas e alérgicas que podem estar relacionadas ao desenvolvimento de doenças autoimunes em outros órgãos, como também, problemas de pele, alterações gastrointestinais, neurológicas, entre outras. Muitas vezes uma dieta de eliminação por determinado período, a depender do paciente, é capaz de dessensibilizar o organismo, de forma que a pessoa portadora de tal hipersensibilidade consiga voltar a consumir glúten esporadicamente, sem manifestar sintomas indesejados.
Acredita-se que muitos desses desequilíbrios biológicos desencadeados pelo glúten, sejam, em boa parte, pelo excesso do seu consumo. Observa-se atualmente que as pessoas comumente deixam de consumir alimentos frescos, ricos em nutrientes como frutas, oleaginosas, raízes (batata-doce, inhame, mandioquinha, etc), arroz, grãos (feijões, grão de bico, ervilhas, lentilha), Verduras e legumes para ingerir pães, biscoitos, torradas, sanduíches, macarrão e massas várias vezes ao dia (café da manhã, intervalos, almoço e jantar), causando uma sobrecarga ao organismo.

Portanto, tente reduzir o consumo de alimentos fonte de GLÚTEN (trigo, centeio e cevada) no seu dia-a-dia, conforme as sugestões abaixo:

PREFIRA AS OPÇÕES SEM GLÚTEN

- Arroz ( integral, cateto, vermelho, selvagem, etc);


- Quinoa, Amaranto, Painço, Araruta;


- Tubérculos (batata-doce, inhame, cará, mandioquinha, batata, mandioca, etc);


- Milho Verde;


- Trigo Sarraceno;


- Farinhas de: Arroz, milho, mandioca, quinoa, amaranto, araruta;


- Polvilhos, Féculas de Batata/Mandioca, Amido de Milho;


- Tapioca;


- Macarrão de Arroz, milho ou quinoa;

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 FONTE: Blog renatabaldin


Receita de farinha free glúten AQUI 

Receita de um delicioso pão sem glúten  AQUI

Receita de pizza sem glúten AQUI 

outras matérias sobre o glúten: AQUI  e a melhor AQUI  

 


0 comentários :

Postar um comentário