sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Roteiro das dietas vegetarianas: entenda diferenças e escolha a sua

Carência de ferro e vitamina b12 podem ser evitadas
Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

Por Renata Demôro

Você decidiu que deseja parar de comer carne vermelha e encontrou diferentes nomenclaturas para as dietas vegetarianas? Em geral, os cardápios excluem as carnes, mas existem outros alimentos permitidos. Entender estas diferenças pode ajudar a decidir qual cardápio seguir e que tipo de nutrientes você precisa repor. A nutricionista Andréa Santa Rosa montou um roteiro com tudo que você precisa saber sobre dietas vegetarianas. Confira:

Vegana
Os veganos não utilizam nada que seja de origem animal, carnes, leite e derivados, mel, nem mesmo roupas ou cosméticos que venham a ter sido utilizados o animal. 

Vegetariana
A dieta exclui qualquer produto alimentício que promova o sofrimento animal. Carnes e derivados não fazem parte do prato vegetariano, mas estão permitidos ovos, leite e laticínios. 

Lactovegetariana
Não consome carnes vermelha, branca ou ovos. Leite e derivados estão permitidos nesta dieta. 

Ovolactovegetariana
O cardápio exclui todo tipo de carne vermelha ou branca, mas os adeptos consomem ovos, leite e derivados. 

Crudivorista
Este cardápio exclui as carnes e propõe que apenas comidas cruas podem fazer parte da dieta. Os alimentos não podem receber fonte de calor com temperatura maior que 48 graus celsius, para evitar que as enzimas presentes desnaturem e percam sua função.

Macrobiótica
Dieta que propõe uma alimentação natural e sazonal, que se altera de acordo com as mudanças das estações do ano. O cardápio tem como base os cereais integrais, vegetais, leguminosas, algas marinhas e peixes.    

Frugivorista
O cardápio tem como base o consumo de frutos crus ou cozidos. O conceito botânico de frutos permite incluir na dieta os cereais, castanhas, frutas e determinados legumes, como berinjela e abobrinha. 

Carência de aminoácidos essenciais
Para aderir uma dieta vegetariana é necessário ter acompanhamento nutricional constante, o que evita a carência de substâncias importantes o organismo. De forma geral, vegetarianos precisam consumir outras fontes proteicas de origem vegetal, como feijão, grão de bico e quinoa, para obter os aminoácidos essenciais ao organismo. No entanto, estes alimentos não fornecem as proteínas de alto valor biológico, presentes nas carnes e nos derivados de origem animal, que são absorvidas de forma mais eficiente. Neste ponto, a nutrição dos adeptos das dietas vegana, frugivorista e lactovegetariana fica mais comprometida pela ausência destes alimentos. 

Deficiência de vitamina B12
As vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B12 estão presentes, em grande parte, nos alimentos de origem animal. Estas substâncias são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, atuando na conversão da glicose em energia e na manutenção dos tecidos nervosos e transmissão nervosa. Elas também participam na conversão de gorduras, proteínas, enzimas e hormônios. Entre os sintomas comuns da carência de vitaminas do complexo B estão o cansaço generalizado, falta de disposição e fraqueza muscular. Para evitar o problema, é preciso investir no consumo de cereais integrais como arroz integral, trigo sarraceno integral, aveia integral, levedo de cerveja e algas marinhas. As vitaminas do complexo B são essenciais. Em alguns casos é necessário fazer uso de suplementação de vitamina B12. 

Deficiência de ferro
O ferro presente nos alimentos de origem animal é absorvido de forma mais eficiente pelo organismo. Quem segue qualquer tipo de dieta vegetariana deve consumir alimentos fonte de ferro de origem vegetal como aveia, feijão, folhosos verdes, brócolis. Para aumentar a biodisponibilidade deste ferro, é preciso consumir fontes de vitamina C em conjunto com o ferro de origem vegetal, como frutas cítricas, tomate, morango, pimentão, goiaba, maçã, entre outras. A carência de ferro pode levar a quadros de anemia, que provocam cansaço, sonolência e dores musculares. 

 Fonte : Site GNT

0 comentários :

Postar um comentário