quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tudo o que você precisa saber sobre o Farelo de Aveia e de Trigo!





As ciências relacionadas à nutrição, ao longo dos últimos trinta anos, com os seus estudos têm revolucionado a maneira que comemos.
Entre os muitos alimentos citados, o farelo de aveia e trigo tem um lugar especial na nossa alimentação, por seus inúmeros benefícios e qualidades.

O farelo é a sobra da aveia refinada, praticamente a cobertura fibrosa que cobre o grão de milho. A sêmea no entanto, contém também uma parte do amido. Os flocos são obtidos por rolamento e cozimento a vapor da aveia (mas não concedidos). Além desses produtos, existe também a farinha de aveia  e o farelo de trigo, que merece uma análise mais aprofundada.

A aveia tem propriedades químicas e físicas: uma vez que chega no estômago se enche de água e cria uma camada gelatinosa que cobre as paredes, dando uma sensação de saciedade. No intestino, em seguida, diminui a taxa de assimilação de açúcares, colesterol e calorias, devido à sua elevada capacidade de absorção. Ao fazer isso, mantém os níveis baixos de colesterol no sangue, evitando o risco de doença cardiovascular, previne a diabete alimentar, protege o fígado, protege contra o cancro do cólon e do reto, uma vez que aumenta o movimento intestinal.

O segredo da aveia está no beta-glucanas, polissacarídeos especiais que agem também como redutores do esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade, o que contrasta fome (nervosa ou não).

Outra vantagem do farelo é que ele é totalmente livre de glúten: isto significa que é também adequado para celíaca  ou aqueles que suspeitar de uma sensibilidade ao glúten. No entanto, recomenda-se ter cuidado, porque ele é geralmente selecionado pela indústria alimentar que também fazem uso de outros produtos, assim, nestes casos, é bom ter cautela e iniciar o consumo com pequenas provas. Na maioria dos casos não são observados problemas, mas se isso acontecer, é recomendado substituir o farelo pelo amido de milho para manter constante e controlada a ingestão diária de carboidratos (embora não tenha todos os outros benefícios descrito anteriormente).

O farelo de trigo tem menos calorias, menos proteínas e menos gordura, mas um número de carboidratos maior do que a de aveia; magnésio, ferro e vitaminas são muito bem abaixo do farelo de aveia. Estas diferenças refletem-se no uso dos dois tipos de farelo: enquanto a aveia forma uma massa gelatinosa aumentando a sensação de saciedade, reduzindo a absorção de lípidos e carboidratos e melhora o controlo da glicemia, o farelo de trigo retém a água, aumentando a massa fecal, acelerando o trânsito intestinal e por isso é vital na luta contra a prisão de ventre e constipação.

0 comentários :

Postar um comentário