sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O que é Astaxantina?

As microalgas são realmente fascinantes para quem aprecia nutrição saúde e qualidade de vida. O repertório de nutrientes e elementos protetores ou medicinais que esta família de microplantas oferece ao homem é inigualável. 

A Clorella, com sua pesquisada capacidade de drenar toxidade para fora do corpo, carregando com ela metais pesados, também protege o corpo de radioatividade e diversas formas de poluição. 

Já a Spirulina concentra em si tanta riqueza nutricional que a WHO (Organização Mundial de Saúde) concedeu a este alimento o título de “o mais nutritivo alimento natural disponível na Terra”. Apenas estes dois membros ilustres já seriam suficientes para glorificar esta nobre família biológica. Nos anos recentes, contudo, é uma substância extraída de uma outra microalga, a Haematoccous pluvialis, que tem revolucionado o universo da nutrição  e saúde. 

Refiro-me à Astaxantina, compreendida como o mais poderoso e eficaz antioxidante encontrado na Natureza. Pesquisadores, nutricionistas e especialistas da área apreciam tanto os efeitos da Astaxantina que, num universo de opções de complementos, suplementos e alimentos, tem a Astaxantina como um dos essenciais para seu próprio uso. Nas palavras do Dr. Joseph Mercola: “É um dos suplementos mais incríveis de que já aprendi à respeito. O único que excede sua importância no uso diário, em minha opinião, é a vitamina D. É um dos suplementos essenciais que tomo, e um que não quero deixar faltar em meu dia a dia.”

A Astaxantina, também conhecida como a rainha dos carotenos, é uma substância intensamente vermelha, produzida no interior da microalga quando ela precisa se proteger da radiação ultravioleta do sol intenso. Ela é o mecanismo de sobrevivência da alga, que a sintetiza de maneira semelhante a que as células da pele do corpo produzem melanina quando expostas ao sol para proteger o corpo da radiação UV excessiva.

É interessante notar que um dos notáveis benefícios da Astaxantina é sua capacidade inerente em proteger quem a ingere das queimaduras solares.

Astaxantina funciona como um filtro solar interno

Estudos iniciais conduzidos no Japão descobriram que a ingestão de Astaxantina porporcionava aos ratos a capacidade de se expor à radiação UV por mais tempo sem experimentar queimaduras ou danos à pele.

Uma das empresas que cultiva e extrai a Astaxantina no Hawaii testou-a com voluntários e descobriu que a ingestão de 4mg diárias durante duas semanas de fato ampliou significativamente a quantidade de tempo em que o indivíduo era capaz de se expor ao sol sem se queimar. E mais – as pessoas reportaram facilidade em adquirir uma coloração bronzeada na pele, sem o uso de qualquer substância bronzeadora artificial. É como ingerir um ultra concentrado suco de cenouras – com benefícios que vão muito além deste.

Embora a luz do sol seja extremamente necessária e benéfica para a saúde dos ossos, dos hormônios e do sistema imunológico, proteger-se dos efeitos deletérios do excesso de raios UV é importante para evitar envelhecimento precoce da pele, manchas e câncer de pele. E o fato é que a popular solução do uso do filtro solar traz consigo efeitos colaterais, pois quase sempre o mesmo é uma composição de substâncias sintéticas não-orgânicas e indesejáveis, as quais invariavelmente serão assimiladas pelo corpo e haverão de ser tratadas por ele como material a ser desintoxicado.

A milenar ciência da Ayurveda sugere: você não deve passar na pele aquilo que você não pode ingerir. E os pesquisadores afirmam que a Astaxantina absolutamente funciona como um filtro solar interno. A recomendação diária de 4mg precisa ser ingerida por algumas semanas antes de se instalar na pele e realizar esta ação protetora.

Obviamente que, mesmo com esta proteção extra, os horários de pico do sol devem ser evitados, tal como é normalmente recomendado, e os limites individuais de cada pele devem ser observados.

Astaxantina pode ampliar o desempenho atlético

Alguns estudos realizados na Suécia demonstraram que atletas que utilizaram uma dose de 4mg por dia de Astaxantina obtiveram ao longo de seis meses um ganho de força e resistência 40% superior ao grupo que utilizava um placebo.

Atletas geram grandes quantidades de oxidação e radicais livres dentro de si – e a Astaxantina, que tem uma ação antioxidante tão eficaz, ajuda a minimizar este dano e acelerar a recuperação muscular.

Com sua ação antiinflamatória natural, a Astaxantina é útil para muitos.

Sendo um antioxidante poderoso, a Astaxantina oferece significativo efeito antiinflamatório e pode beneficiar, como auxiliar coadjuvante, quem lida com doenças associadas com inflamação, como a artrite, aliviando sintomas e dores quando ingerido consistentemente por no mínimo três semanas.

Ainda assim, a Astaxantina não deve ser vista como uma “cura milagrosa”. Se você sofre com artrite ou qualquer outra condição inflamatória, você precisa de qualquer maneira tratar das causas fundamentais do problema, o que em muitos casos está relacionado com dieta – especialmente no que diz respeito à ingestão excessiva de açúcares e cereais (carboidratos), os quais aumentam os níveis de insulina e das prostaglandinas inflamatórias. Também se faz importante que você verifique sua ingestão de gordura para verificar se está ingerindo gorduras saturadas saudáveis (sim, elas são essenciais quando de boa fonte) e os famosos Omega 3 antiinflamatórios na quantidade adequada.

Um fator a ser observado é que a astaxantina é uma substância lipossolúvel. Isto significa que deve ser ingerida com uma pequena quantidade de gordura saturada para ser assimilada adequadamente e carregada até o interior dos tecidos. Manteiga, óleo de coco ou ovos orgânicos (todos fontes de gordura saturada) seriam complementos ideais para este propósito.

Astaxantina e a saúde dos Olhos

Pesquisas têm também demonstrado que a Astaxantina é o mais eficaz nutriente para a visão já descoberto, muito superior em ação aos carotenóides comuns (alfa e beta caroteno, luteína, zeaxantina, cantaxantina).

Em nove diferetes estudos clínicos conduzidos com humanos, a Astaxanthian demonstrou prevenir cataratas, vista cansada, glaucoma, oclusão arterial da retina, edema macular cistóide e doenças inflamatórias diversas do globo ocular. Ela auxilia na manutenção da função motora dos olhos, assim como dos demais músculos do corpo.

Astaxantina e a saúde do cérebro

Nos últimos anos, 10 estudos diferentes demonstraram a relação entre a ingestão de Astaxantina e a saúde do cérebro:

Prevenção de Dano Cerebral por Isquemia  (Kudo et al 2002 and Oryza Company 2006)
Melhoria da função de memória em demência vascular (Hussein 2005)
Pela natureza da substância e seus efeitos, tudo leva a crer que ela auxilia a prevenir a deterioração do tecido cerebral, e contribui para a ampliação de suas funções cognitivas.

Astaxantina no salmão?

Existem diversas maneiras de se medir a potência da ação antioxidante de uma substância, e em todas elas a Astaxantina se mostrou muito mais eficaz do que os antioxidantes mais conhecidos – 550 vezes mais do que a Vitamina E, 800 vezes mais do que a Coenzima Q10, 6000 vezes mais do que a vitamina C.

Praticamente tudo o que tem coloração avermelhada e é proveniente do oceano possui Astaxantina em sua composição – como o salmão, o camarão e a lagosta. O salmão é de longe o que possui a maior concentração desta substância. É importante notar que me refiro ao salmão selvagem, que cresce solto em seu habitat natural, com sua dieta natural. O salmão criado em fazendas aquáticas, que é a quase totalidade do que é servido em restaurantes e vendido em supermercados, é alimentado com Astaxantina sintética. Sintetizada em laboratório a partir de petróleo, esta definitivamente não é o que estamos buscando ingerir e com certeza não apresenta os mesmos benefícios (tanto que a versão sintética não tem permissão de ser vendida como suplemento para consumo humano).

Entretanto, mesmo no caso do salmão selvagem, para uma pessoa ingerir a dosagem terapêutica recomenda de Astaxantina (4mg por dia), seria necessário comer cerca de 300g do peixe diáriamente. Se percebermos que, no Brasil, o preço do kg do salmão selvagem está na casa dos R$ 100, e levarmos também em consideração a raridade de peixes que não estão contaminados com mercúrio e outros poluentes (afinal, o mar não está para peixes), compreende-se que a ingestão da Astaxantina na forma de suplemento (em cápsula gelatinosa) é a forma ideal para usufruir de seus benefícios.

Em Resumo:

A Astaxantina, uma substância extraída de microalgas vermelhas, é hoje tida como a mais eficaz substância antioxidante encontrada na Natureza. Pesquisas têm demonstrado que ela pode beneficiar ao corpo como um todo, prevenindo queimaduras solares e auxiliando naturalmente no bronzeado, ampliando o desempenho atlético, prevenindo cataratas, vista cansada e outras doenças visuais, além de algumas doenças cerebrais e tratando os sintomas de doenças inflamatórias tais como a artrite.

 A fonte mais comum de Astaxantina na alimentação é o salmão selvagem, raro e caro para o mercado brasileiro, o que torna praticamente impossível a ingestão de quantidades ideais de astaxantina através da alimentação e sugere que o uso dos extratos das algas encapsulados como a alternativa ideal para usufruir de seus benefícios no dia a dia.

FONTE: Site Pura Vida

4 comentários :

carlosrobertorodriguesteixeiradesiqueira disse...

gostaria de enviar!

MARINHO disse...

onde comprar a verdadeira Astaxantina?

Rosa disse...

caraca!

Alexandre Oliveira disse...

Gostaria de deixar meu contributo com este artigo igualmente completo :) https://www.naturalthrone.com/blog/artigo/astaxantina-o-que-e-quais-os-beneficios

Postar um comentário